Ocorrências da Sessão (16ª Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura)

Solenidade de Outorga da Comenda Destaque Assistente Social do Ano, que se baseia na Lei municipal 5.420/17, entregue pelo Presidente a profissional Iolanda Ana de Oliveira Araújo.

Uso da Tribuna pelo Sr. Henrique Galvão Dias Albino, Presidente da Obra Unida Lar Ozanam; disse que atualmente a Sociedade São Vicente de Paulo através da rede de Obras Unidas, esta passando por um processo de cortes e mudanças para poder manter a Casa, discorrendo que trouxe o Representante Administrativo Maicon Wemble, para explicar o funcionamento e custo operacional e a atual realidade em que a Casa irá necessitar para frente.

Uso da Tribuna pelo Sr. Maycon W. B. Lima, Administrador do Lar Ozanam; que disponibilizou uma planilha financeira do que seriam os gastos do exercício de 2024, e entre eles o quantitativo de 30(trinta) colaboradores, o que pesa folha, mas que são responsáveis pela instituição, discorreu sobre todos os profissionais e respectivos salários; que o Lar sempre teve um déficit mensal, todavia esse déficit sempre foi sanado através da captação de recurso, dentre eles Emendas Parlamentares juntamente com sobra de recursos do município e doações da sociedade que sempre apoia; esclareceu que não têm vínculos com ninguém que a regra da Associação é clara, não pode ter vinculo politico algum, enfatizou que os portões estão abertos para receberem todos os lados; frisou que a receita atualmente é 70% (setenta porcento) do beneficio que o idoso colabora, todavia somando tudo, as despesas fixas superam, com um déficit; disse que contam com as parcerias do município, que são gratos as pessoas que atualmente tem acolhido para que possam ofertar um trabalho melhor, para aqueles que realmente estão lá e precisam, com uma qualidade de vida melhor; finalizou convidando a todos a visitarem, esclarecendo algumas duvidas dos Edis. pormenorizando os números de idosos, de funcionários os custos e os déficits.

Uso da Tribuna pela Sra. Ana Paula Orioli; explicou em que se consiste a Obra Unida Lar Ozanam, ressaltando que é uma Instituição de longa permanência para idosos, que atua na proteção especial de alta complexidade; que recebem demandas, do CRAS, CREAS, MP e da Secretaria de Saúde, que atende apenas idosos da cidade; que são fiscalizados pela 7ª Promotoria da Defesa dos Direitos dos Idosos e pela Vigilância Sanitária; discorrendo sobre a capacidade da Instituição que hoje é de 48 idosos, que dentre eles há três graus de dependência, especificando cada um e o limite de idosos que atende em cada grau; que possuem 30 (trinta) funcionários em uma equipe multidisciplinar, mencionando cada um; discorreu sobre os medicamentos e a forma de custeio; que há uma fila de espera muito grande, e na cidade só existe duas instituições, que a Ozanam destaca por atender os 3 (tres) graus de dependência, e por ofertar e ter uma equipe totalmente comprometida; frisou a necessidade que sempre realçam através de campanhas; finalizou dizendo que a Instituição esta de portas aberta a todos para visitarem e conhecerem. 

A Vereadora Dra. Miriam fez uma Moção Verbal de Congratulações e Aplausos a “Apae de Muriaé”.

O Vereador Rangel  fez uma Indicação Verbal, ao Chefe do Executivo e ao Demsur, para que viabilize a pavimentação e construção de rede de captação de agua pluvial na rua Gilio Ticon.

O Presidente incluiu na pauta do dia o Projeto de Lei nº 137/24. 

O Presidente consultou o Plenário a respeito da votação dos Projetos de Leis em bloco, que foi aprovado por unanimidade.